Uberaba inaugura centro de Medicina Cardiovascular

Matéria publicada em G1

Hospital Mario Palmeiro — Foto: CIMI

O Hospital Mário Palmerio em parceria com CIMI Medicina Cardiovascular inaugurou o Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista recentemente. Em local amplo e confortável, no segundo andar do hospital, foi instalada máquina de última geração, Azurion da Philips, completa e contando com recursos avançados no diagnóstico e tratamento das doenças cardiovasculares.

Com a aquisição desse equipamento, o hospital passa a oferecer mais de 30 tipos de procedimentos contemplando praticamente todas as categorias de tratamento por cateter que podem ser realizados nesse serviço.

A busca pela excelência na realização desse tipo de atendimento na cidade baseia-se em 3 pilares fundamentais:

  1. Hospital completo e acreditado, capaz de fornecer toda a infraestrutura e demais equipes necessárias para um procedimento mais seguro;
  2. Máquina de última geração, com todos os recursos avançados, como angiografia 3D fundamental na definição e tratamento dos aneurismas cerebrais e stent boost, que permite a visualização com riqueza de detalhes do stent implantado em coronárias;
  3. Equipe qualificada, com titulação necessária e experiência de mais de 10 anos na realização desses tipos de procedimentos complexos.

Toda essa estrutura do serviço está disponível 24 horas por dia para atender os pacientes ambulatoriais, internados e também aqueles admitidos diariamente via Pronto-Socorro. Esse aspecto é importante pois existem situações como infarto agudo do miocárdio, em que o paciente deve ser avaliado e tratado o mais rápido possível. Nesse sentido, tanto a equipe da emergência quanto o corpo clínico do CIMI estão disponíveis e em sintonia para fornecer o atendimento o mais rápido possível.

A disponibilização desse atendimento e a possibilidade de realização de todos esses procedimentos com precisão e segurança tem ainda mais relevância quando avaliamos os dados da Organização Pan Americana de Saúde que mostram que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo e que anualmente aproximadamente 18 milhões de pessoas perdem a vida por doenças cardiovasculares, principalmente decorrentes de infarto agudo do miocárdio e acidente vascular encefálico (derrame).

Equipe em procedimento com Azurion da Philips, o que há de mais moderno e tecnológico em Uberaba e região. — Foto: CIMI

Segundo o cardiologista Achilles Gustavo – CRM 40.202, responsável técnico do CIMI e também pelo serviço, estima-se que até 80% de todas as mortes por doenças cardiovasculares poderiam ser evitadas com hábitos de vida adequados, alimentação saudável, prática de exercícios físicos regulares, acompanhamento de rotina para verificação e tratamento de fatores de risco como hipertensão arterial, colesterol alto e obesidade.

Além dessas ações preventivas, o conhecimento de sinais e sintomas de alarme e a busca por atendimento imediato em casos de situações de emergências são fundamentais para salvar vidas nesse contexto.

Hospital Mario Palmeiro – Responsável técnico: Dr. Galvani Salgado Agreli – CRM 29291

Ficou com alguma dúvida?

Converse com seu médico sobre os sintomas e agende seus exames no CIMI. Ou, se preferir, agende uma consulta cardiológica na nossa unidade 2, especializada em exames de rotina.