Unid. 1 - Procedimentos Cardiovasculares: (34) 3332-2400

Unid. 2 - Consultas e Exames de Rotina: (34) 3311-8700

Unid. 1 - Procedimentos Cardiovasculares: (34) 3332-2400

Unid. 2 - Consultas e Exames de Rotina: (34) 3311-8700

A evolução rápida da medicina

Dr. Rogério Sarmento Leite

Dr. Rogério Sarmento Leite
(Porto Alegre – RS)

“O bacana da medicina é que as coisas evoluem muito rápido. As certezas de ontem, às vezes são as dúvidas de hoje e amanhã já são também completamente desmistificadas ou confirmadas.

Guidelines (diretrizes), tanto o europeu, quanto o americano e brasileiro, publicados em 2018, foram revistos recentemente e já classificam o TAVI como opção classe preferencial para pacientes inoperáveis ou de alto risco cirúrgico. Nos riscos intermediários, maioria dos pacientes que procuram nossos consultórios, já oferecem como alternativa igualmente eficaz.

Não é utilizado no Brasil como estratégia dominante, ao contrário da Alemanha, por exemplo, por razão única e exclusivamente de custo.

Temos que analisar e contextualizar o tipo de anatomia do paciente para escolher o melhor dispositivo. São vários os aspectos anatômicos a serem considerados. Ou seja, dependendo da anatomia do paciente, vai ser melhor um ou outro dispositivo. Por isso também a relevância da formação dos ‘ Heart teams’ para discutir estas questões.

Temas abordados no 1º Simpósio Uberabense de Intervenção Percutânea em Cardiopatia Estrutural:
1) Implante transcateter de válvula aórtica (TAVI): passado, presente e futuro
2) Participou de implante transcateter de válvula aórtica em paciente do CIMI, durante o evento

Ficou com alguma dúvida?

Converse com seu médico sobre os sintomas e agende seus exames no CIMI. Ou, se preferir, agende uma consulta cardiológica na nossa unidade 2, especializada em exames de rotina.