Telefone: (34) 3332-2400 / 3333-6001 Rua Governador Valadares - 640 Hospital Dr. Hélio Angotti - 5º andar Centro / Uberaba - MG / E-mail: cimionline@cimionline.com.br

CIMI - Centro Integrado de Medicina Invasiva

Informe seus dados para manter-se atualizado sobre novidades do site.


NOSSA MISSÃO



ORIENTAÇÕES AO PACIENTE QUE SERÁ SUBMETIDO AO CATETERISMO CARDÍACO


1. Reserve o dia todo para o exame, não marcando outro compromisso na mesma data;

2. Não traga bens de valor, pois o hospital não pode se responsabilizar por objetos e valores dos pacientes; Traga objetos de uso pessoal: chinelo, pente e vestimenta reserva.

3. Importante: tome seus medicamentos normalmente com um pouco de água.

4. É necessário um período mínimo em jejum de 6 horas. Durante esse tempo não é permitido comer ou beber, podendo ser ingerida apenas pequena quantidade de água junto com os medicamentos de uso habitual.

5. O horário agendado previamente é para a chegada ao hospital, podendo não ser o mesmo para a realização do exame, pois o médico definirá a seqüência de acordo com o quadro clínico do paciente (podendo não ser a mesma da chegada);

6. Encaminhar juntamente com o paciente, o pedido médico, os exames realizados anteriormente e as receitas dos medicamentos em uso (Prontuário Médico). Se o paciente já fez cirurgia de Revascularização do Miocárdio trazer o relatório médico;

7. Providencie RG e CPF (do paciente e do acompanhante), ressaltando que o acompanhante deverá ser maior de 18 anos;

8. Antes do exame é importante que você informe ao médico ou enfermeiro: * Se é alérgico a iodo e/ou outra substância; *Se teve algum tipo de sangramento recente; *Se tem algum problema renal e se faz diálise; * Se deixou de cumprir alguma orientação feita para realizar o exame; * Se está sentindo algum desconforto como dor no peito, náuseas, problemas respiratórios ou qualquer tipo de problema.

9. As Medicações: METFORMINA, DIMEFOR, GLUCOFORMIN OU GLIFAGE, devem ser suspensas dois (2) dias antes;

10. Anti-coagulantes orais como MAREVAN,DINDEVAN ou COUMADIN e MARCOUMAR, suspender 4 dias antes do exame;

11. Não administrar insulina no dia do exame (se houver necessidade a mesma será administrada na Hemodinâmica);

12. Aos pacientes com alergia ao Iodo serão prescritas algumas medicações que deverão ser ingeridas 48 horas antes do exame;

13. O Exame dura aproximadamente de 40 a 60 minutos dependendo das informações que a equipe médica necessita durante o procedimento.

14. Após o exame a alimentação deve ser a mesma orientada pelo cardiologista;

15. Após o exame, o paciente permanecerá em observação por 1 hora, se o procedimento for realizado pelo punho, e 4 horas se for realizado pela virilha;

16. Em hipótese alguma o paciente poderá ir embora dirigindo ou desacompanhado;

17. O resultado do exame será entregue no momento da alta.


ORIENTAÇÕES PÓS-PROCEDIMENTO




CUIDADOS PÓS- CATETERISMO VIA FEMORAL
(Exame realizado pela perna)

1- Manter repouso no leito por 4 horas. Evitar dobrar a perna por 24 horas. No dia seguinte ao exame, o paciente poderá levantar-se e andar normalmente;

2- Ingerir bastante líquido durante o dia, manter dieta leve após o exame;

3- Se houver dor no local da punção (virilha), usar medicação de costume para dor; dipirona ou tylenol;

4- Retirar curativo logo pela manhã do dia seguinte ao exame. Lavar com água e sabonete comum e secar bem. Não é necessário cobrir o local do exame, mantendo-o sempre limpo e seco.

RECOMENDAÇÕES GERAIS

Caso ocorra sangramento no local do exame (virilha), comprimir com as pontas dos dedos o local de quinze a vinte minutos. Caso o sangramento não pare, procurar o serviço de emergência mais próximo. Observar a formação de hematoma no local do exame. Caso isto aconteça, fazer compressa de gelo imediatamente, protegendo a pele com uma toalha fina.



CUIDADOS PÓS - CATETERISMO RADIAL

(Exame realizado pelo punho)


1- Não dobrar ou movimentar o punho por 6 horas;

2-Evitar carregar peso e não dirigir por 48 horas com o braço onde se realizou o exame;

3- Ingerir bastante líquido durante o dia, manter dieta leve após o exame;

4- Em caso de dor no local da punção (punho) usar medicação de costume para dor; dipirona ou tylenol;

5- Retirar curativo no dia seguinte ao exame. Lavar bem com água e sabonete comum, secar bem e cobrir com micropore;

6- Voltar a tomar os medicamentos que já estava fazendo uso, exceto quando o médico suspender algum.

RECOMENDAÇÕES GERAIS

Observar a formação de hematoma no local do exame. Caso isto aconteça, fazer compressa de gelo imediatamente, protegendo a pele com uma toalha fina. Caso ocorra sangramento no local do exame (punho), comprimir com as pontas dos dedos o local de quinze a vinte minutos. Caso o sangramento não pare, procurar o serviço de emergência mais próximo.

Em caso de dúvidas, entrar em contato com o CIMI.


PORTADOR DE MARCAPASSO CARDÍACO: ORIENTAÇÕES GERAIS


CUIDADO DOMICILIAR

Não há necessidade de retirar os pontos cirúrgicos. Retire o curativo no dia seguinte após a alta hospitalar e deixe aberto. Não há necessidade de passar nada no local. Não pegue peso e não levante o braço acima da cabeça no lado que o marcapasso foi implantado durante um mês. Se for preciso erguer o braço procure fazê-lo sem realizar movimentos bruscos. Não dirija automóvel durante um mês ou até que o médico autorize. Não há restrições a atividades leves, sem fazer força com o braço. O braço não deve ficar totalmente imóvel nos primeiros dias após o implante. Evite dormir do lado em que foi implantado o marcapasso no primeiro mês após o implante. Assuma as atividades gradativamente. Peça ajuda. Não se esforce sem necessidade. Seu médico irá ajudá-lo a decidir quais atividades você deve reassumir e quando voltar ao trabalho. Não fique colocando a mão ou apertando o local em que o marcapasso foi implantado. Ande sempre com o cartão de portador de marcapasso (cartão de identificação). Você deverá mostrá-lo para não passar nos detectores de metal de bancos e aeroportos. Examine a pele em torno da cicatriz e avise ao médico se surgirem: calor, dor, inchaço e vermelhidão. Tome seu medicamentos conforme a prescrição. Mesmo com o marcapasso, ainda assim você precisará de medicamentos receitados pelo médico. É preciso manter o acompanhamento com um médico cardiologista ou clínico geral. A revisão do marcapasso deve ser agendada periodicamente com o especialista.

EXAMES COMPLEMENTARES

Não há problemas em realizar exames como Raio X, Tomografia Computadorizada, Ultrasson, Mamografia, Urografia. O portador de marcapasso não pode fazer o exame de ressonância magnéntica.

AMBIENTE SOCIAL

Atividade sexual: Não existe interferência nos marcapassos durante a atividade sexual. É recomendado repouso por um mês. Prática de esportes: consulte seu médico sobre a possibilidade de realizar uma atividade física e qual a modalidade mais adequada para o seu caso. O telefone celular pode ser utilizado normalmente no lado oposto ao que o marcapasso foi implantado. Os aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos, como geladeira, microondas, telefone sem Fo, controle remoto podem ser usados normalmente.

PRECAUÇÕES ESPECIAIS

No caso de sintomas como tontura forte, desmaio, palpitação, falta de ar, inchaço nos pés e pernas, procure primeiro o cardiologista ou clínico geral. O marcapasso é um aparelho muito seguro e raramente apresenta problemas. As interferências sobre o marcapasso são muito raras e não devem ser motivo de preocupações exageradas.

"Lembre-se, o marcapasso é um amigo do peito, feito para que você possa levar uma vida normal."

Copyright © 2015 Fercam Informática